sábado, 22 de junho de 2019

COMANDO ETÍLICO (RN)




Banda Comando Etílico honrando o Metal Nacional



Comando Metal Zine – Como surgiu a ideia de montar o Comando Etílico e porque batizaram com esse nome?
Hervall Padilha - David e Lucas Praxedes, (respectivamente baixo e guitarra/vocal) fundaram a banda em 2003. Aliados a Kleber Barbosa (bateria), começaram a ensaiar na condição de um power trio. Essa foi a ideia inicial e fazer um resgate do Metal cantado na língua pátria sempre foi parte do plano. Com isso, três músicas foram compostas, as quais eram parte dos shows que contaram com essa formação, junto a alguns covers para compor o set. Eu, Hervall Padilha (voz) me juntei a banda em 2005, fechando assim, a formação que permanece até os dias modernos. O nome COMANDO ETÍLICO nasce da feliz coincidência de apreciarmos uma boa bebida forte, muito presente em nossas confraternizações, mas sempre como parte de um conceito ligado a diversão e nada mais que isso. A diversão pode ser encontrada num copo gelado de cerveja, a solução dos seus problemas, essa, certamente não está lá, a menos que você seja dono de uma fabrica de bebidas (risos).


Comando Metal Zine – Você Hervall entrou depois na banda, como convenceu eles a entrar na banda, sendo que Lucas Praxedes (Guitarra) ocupava o posto de vocalista também?

Não se tratou de convencimento. A coisa aconteceu de forma muito natural. Eu havia saído de uma banda por divergências ideológicas e musicais. O COMANDO ETÍLICO faria um show na semana seguinte e quando os vi, achei que seria uma boa tentar me juntar aos caras. Eu me amarrei no som e era exatamente o que eu procurava em termos musicais naquele momento. Falei com David em particular e o mesmo me comunicou que a banda acabaria, pois o baterista havia saído... (fiquei triste) mas, minha formação musical foi construída como baterista e à época, eu queria tanto entrar na banda que ao saber disso propus uns testes em sendo eu o baterista. Para a sorte de todos, Kleber decidiu voltar e assumi assim a voz. Ao fim, a banda consolidou sua formação e não nos separamos mais.

Comando Metal Zine – O primeiro trabalho do Comando Etilico foi o DVD “Metal e Prazer ao vivo” em 2005 mas não foi lançado oficialmente ...

Esse DVD é na verdade a captação de um show, com uma única câmera. Tudo feito por um amigo próximo com o intuito de registrar aquele momento de forma documental. Não se trata de um show com boa produção de áudio e vídeo, mas vale como registro/documento de uma época, como muitos espalhados pela rede. O mesmo nunca foi lançado oficialmente pelos motivos acima citados.

Comando Metal Zine – Como surgiu a ideia de homenagear a cena Metal de Natal com a música Estação Antiga?

Um de nossos pontos de encontro no Centro Histórico de nossa cidade. A Estação Antiga (para os que não conhecem) era um antigo terminal rodoviário onde costumávamos nos reunir para beber e trocar ideias. Um local boêmio que era facilmente frequentado por poetas, mendigos, artistas, bêbados maltrapilhos, músicos, etc... a Estação Antiga era irretocável e linda por ser inóspita e acolhedora ao mesmo tempo. Após sua revitalização, poucos bares tradicionais de lá resistiram e nós, aos poucos, fomos nos distanciando por não nos identificarmos mais como local em seu atual modelo.
 
Comando Metal Zine – Em Força Motriz, o riff lembra Piranha do Exodus foi homenagem ao Exodus, ou apenas coincidência?

Adoramos o Exodus! Mas foi realmente uma coincidência.

Comando Metal Zine – Como foi a participação no Tributo ao Stress Amazonia inferno Metal com a musica Inferno Nuclear, a musica foi escolha do Comando Etílico?

Quando soubemos de nossa participação/confirmação no tributo, algumas canções já haviam sido escolhidas pelas primeiras bandas que lá chegaram. Então, entrei em contato com a produção para saber se Inferno Nuclear ainda estava disponível e a resposta foi positiva. É uma música muito forte e tem muito a ver com nossa forma de composição. Creio que escolhemos bem e, em particular, gostamos muito do resultado final.

Comando Metal Zine – Você Hervall viveu o inicio do Heavy Metal em Natal Rio Grande do Norte, conheceu a lendária Whiplash Discos e  Luziano Rock Stanley ...

Luziano (RIP) foi um dos pilares do Heavy Metal em Natal/RN. Uma figura seminal. Atuou em diversas frentes ligadas ao tema e sempre em defesa do gênero. Produziu fanzine, gravadora, bandas, etc... Sua extinta loja, a Whiplash Discos, foi naqueles dias, como um templo sagrado para nós, Headbangers potiguares. Éramos como órfãos e conseguir discos era algo heroico antes da loja existir. Só importando ou mesmo comprando através de anúncios em revistas. Coisa de 3 meses pra chegar um ou dois LPs. A Whiplash Discos reduziu esse prazo a praticamente zero. Passamos a acompanhar os lançamentos com um intervalo de poucos dias. Vale sempre lembrar que me refiro a um tempo pré-internet, pré-celular, etc... Mas, acima de tudo, gosto de lembrar do Luziano como um cara honesto e simples. Coisa que sempre foi muito rara entre os humanos. Sinto saudade do meu amigo.

Comando Metal Zine – Ainda sobre essa época você integrou a primeira Banda de Death Metal de Natal-Rn Insane Death ...

Sim, e foram dias muito bons! É um estilo que vimos nascer e seus expoentes foram nossas principais influências e inspirações. Lamentavelmente o Insane Death não chegou a gravar nada de qualidade profissional. Tudo que deixamos como nosso legado e com nossa assinatura são duas demos gravadas a partir de ensaios da banda. Tudo ao modo antigo, gravador no chão e o Metal comendo no centro! Nem estúdios de ensaio haviam por Natal naquela época. Foram muitos shows dentro e fora do estado, viagens e amigos que fazem parte de nossas vidas até hoje. Houve por parte da gravadora Whiplash, uma proposta para gravarmos um compacto, mas nesse mesmo período, a doença chegou na vida de nosso amigo e com o falecimento do Luziano e o fim da gravadora, não concluímos esse que, talvez pudesse ser o capítulo mais importante de nossa breve carreira.
Herval-David-Kleber-Lucas

Comando Metal Zine – “Selvagens da Noite” (título original: “The Warriors”) foi inspirada no filme de mesmo nome, lançado em 1979, vocês até fizeram um clip com imagens do filme...

Uma homenagem modesta em meio a tantas outras ao redor do mundo. Sim, o filme serviu de inspiração pra nossa música de mesmo nome e o público sempre a recebeu muito bem. É sempre muito difícil sintetizar uma gama de informações de um longa-metragem numa letra com algumas estrofes, mas, ao fim acho que conseguimos um bom resultado. Para o clipe foram usadas imagens que inspiraram cada estrofe, seguindo sempre a ordem cronológica da película. Selvagens da Noite é uma das grandes obras da sétima arte. Essencial para qualquer amante de cinema.

Comando Metal Zine – Como foi a repercussão de Metal e Prazer (2007) e Comando Etílico (2010)?

Ambos são bem comentados até os dias atuais. Fizemos um trabalho honesto e o que entregamos ao público é sempre o nosso melhor. Agradar ou não é algo que faz parte de um processo natural em qualquer seguimento artístico. Mas te respondendo especificamente: a repercussão desses dois discos foram sempre positivas para nós.
 
Comando Metal Zine – As capas do Comando Etilico são muito foda...

Obrigado, Márcio! Tentamos sempre trazer em nossas capas algo emblemático e que não envelheça ou se torne comum com o passar do tempo.

Comando Metal Zine – E os shows do Comando Etílico como estão? Já surgiu oportunidade de tocar fora da Região Norte/Nordeste, você acha que a logística atrapalha um pouco?

Os shows nunca param. Após o término de nosso mais novo disco, retomamos os ensaios e já começamos a agendar novas datas para essa temporada que, trará um novo show com canções de nossos 3 discos e algumas surpresas.

A logística sempre atrapalha, mas não apenas a nós do Nordeste. A logística é um problema nacional e isso se deve ao tamanho do nosso Brasil. O que costumo ver o ouvir, estando há tanto tempo no meio metálico é: Precisamos nos unir, etc... Mas, se parte dessa união fosse, por exemplo, dos promotores de shows, certamente as coisas seriam mais simples e aconteceriam com mais frequência nos quatro cantos do nosso país. Conosco isso já foi testado e aprovado. Dois ou três produtores de uma mesma região e de cidades próximas se juntam, dividem os custos gerais, a banda viaja e faz os shows num mesmo fim de semana e tudo acaba bem.

Alguns insistem em pegar a estrada se bancando e gastando uma grana que muitas vezes poderia servir para gravar um novo disco ou coisas do tipo, de forma totalmente independente. Me entristece saber que amigos de grande talento ainda não perceberam que, bandas não existem por causa de gravadoras/selos/produtores... é justamente o contrário.
 
Comando Metal Zine –  Em 2011 vocês lançaram single Legado, com vídeo clip ...

Sim, Legado foi nosso primeiro vídeo clipe oficial e contou com uma ação colaborativa entre amigos. Nada teria sido possível sem essa ação. O filme trás uma linguagem folclórica a cerca do tema e quase dez anos depois ainda é visto como algo relevante dentro de nossa realidade. Há um novo clipe a ser lançado para a música Estação Antiga, regravada em nosso disco mais novo; Heavy Metal Réu.

Comando Metal Zine – E em 2015 mais um single de  Jonny  Letal...

Sim, Jonny Letal foi lançado como single na intenção de apresentar Heavy Metal Réu que, seria à época nosso próximo disco. Foi quando perdemos tudo! Gravação e mixagem foram perdidas num estalar de dedos em virtude de uma pane no estúdio, onde até os backups se danificaram (longa história). Em resumo, regravamos e mixamos tudo e o disco foi lançado com um “atraso” de quatro anos da data que pretendíamos lança-lo.

Comando Metal Zine – Heavy Metal Réu, o novo disco do Comando Etílico me pareceu mais agressivo não apenas no aspecto musical, a sonoridade do disco também é diferenciada. Aliás, parabéns pelo novo álbum...

Obrigado, Márcio! Heavy Metal Réu é um disco pesado a começar do trabalho que tivemos para concluí-lo (risos). Mas, com relação ao aspecto musical lhe soar mais pesado, isso se deve a produção final que começou com a captação de Felipe Rebouças e Nilson Eloy/Estúdio Sonorus e finalizando com a mixagem e masterização de Adriano Sabino/Black Hole Studio. O disco está mais denso em termos de timbragem dos instrumentos e voz e a produção contribui pra essa percepção. Mas é o nosso som, tal qual o fazemos desde Metal e Prazer (2007). Pesadas ou rápidas, nossas músicas são sempre objetivas. É nosso estilo de fazer Heavy Metal.
 
Comando Metal Zine – Os temas das letras do Comando Etílico em todos os discos são sempre variados. Conceitos universais, mitologia, diversão, cotidiano. Músicas como Atlântida, Heavy Metal Réu, Gangue das Correntes e Maldição se destacam, além das letras, também por seus riffs grudentos. Quem escreve as músicas e letras...

Bacana, Márcio. Que bom que gostou. As músicas são compostas por toda a banda. Lucas chega com uma ideia de um riff ou mesmo com o esqueleto de uma canção e nós vamos fazendo os ajustes, elaborando arranjos e harmonias. As letras finais são escritas por mim, mas todos nós colaboramos. Infectado Pelo Metal, por exemplo, foi um tema sugerido por Lucas e eu apenas construí a letra de uma melhor forma para ajudar na elaboração da melodia de voz. Cantar em português não é nada simples e uma boa construção da letra é algo muito importante.

Sobre os temas, temos essa liberdade e não abrimos mão dela. Muitos imaginam o COMANDO ETÍLICO como uma banda que só aborda temas ligados a farra e som... Não é bem assim. Abordar temas distintos e meter o dedo na ferida dessa sociedade podre é necessário e salutar. Heavy Metal Réu trás o conceito de um representante do clero sendo julgado por seus crimes, Rebelião aborda uma revolta em prol da redenção de um povo oprimido, Tormento relata a força e coragem de um povo ao defender suas famílias de uma tirania escravocrata, etc... Tudo escrito de forma metafórica e atemporal. Ao passo que, relatar nossas experiências do cotidiano também nos agrada.
Em Natal com Hervall e Sergio Deluge no Beco da Lama

Comando Metal Zine – Muito obrigado pela entrevista, e pela recepção que tive quando fui a Natal e mande um abraço ao nosso camarada Sergio Deluge Master, Valeu. Considerações finais.

Te agradeço pela oportunidade do bate papo e digo que foi uma satisfação ter conhecido você e sua família quando estiveram em Natal. Serão sempre bem vindos. Sérgio Deluge é um grande amigo, um cara ímpar. Sempre presente nos shows e nos bares da cidade (risos).

Obrigado em nome do COMANDO ETÍLICO por essa oportunidade, Márcio. Conte sempre conosco. Viva o Heavy Metal!
   
      Contatos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário