terça-feira, 24 de julho de 2012

RATOS DE PORÃO (SP)



 Ratos de Porão 30 anos cada dia mais sujo agressivo
 
Comando Metal Zine - Quais os bateristas que influenciaram o seu estilo de tocar?
BOKA - Sempre gostei do Reed do C.O.C., do Felix do D.R.I., do Igor Cavalera, do Dave Lombardo e do Mick Harris do Napalm Death, acho que estes foram os principais.
Comando Metal Zine - O Baixista Juninho está na banda desde 2003, o que ele acrescentou no Ratos  de Porão com sua entrada na Banda? 
BOKA - Ele é um ótimo músico, gosta dos mesmos sons que a gente, ajuda a compor as músicas e gosta de viajar pra tocar, acho que ele acrescentou bastante com sua entrada, além de ser um grande amigo também.

Comando Metal Zine – Como se sente sendo um dos maiores bateristas de Hardcore/Punk/Crossover?
BOKA - Bem na verdade eu nunca penso nisto, eu sei que tenho talento e que já rodei muito para chegar no meu nível e sou muito feliz por isso, mas não penso que sou um dos melhores bateras do estilo, deixo isso pra os fãs.

Comando Metal Zine – Carniceria Tropical, eu acho o álbum mais brutal da carreira do Ratos de Porão seguido por Homem Inimigo do Homem...
BOKA - Verdade, no Carniceria queriamos fazer um som brutal, sujo, denso, cheio e acho que a produção do Billy influência 100% nisso, também gosto muito do Homem Inimigo do Homem, pra mim melhor álbum que gravei com a banda.


Comando Metal Zine – Boka você escreveu poucas letras no Ratos de Porão como Bad trip, The right side of a wrong life, (Just another crime... in massacreland)  Ideologic Police (Carniceria Tropical), Lucidez (Homem Inimigo do Homem), você foca mais na parte musical do que nas letras?  
BOKA - As vezes eu tenho idéias pras letras mas o gordo é quem faz isso, as vezes ajudo ele e fazemos uma parceria, mas o maior espaço na banda é dele obviamente.

Comando Metal Zine – O Ratos de Porão tem um vasto repertório,como vocês montam o set-list de músicas para os shows?
BOKA - Ultimamente fazemos um setlist somente com “hits” de todas as fases, nosso show é para os fãs e não para gente.

Comando Metal Zine – Como foi ter tocado ao vivo no lendário CBGB e posteriormente lançado o cd daquele show?
Cara foi muito bom poder ter tocado ali, lugar que quando você chega ali, tem a sensação que está escrevendo e fato parte da história do underground, foi fodão!!

Comando Metal Zine – Existe a possibilidade de sair o documentário Guidable parte 2, pois acredito que tenha muito mais histórias da banda?
BOKA - Acredito que não, nunca pensamos nisso.
 
Comando Metal Zine – Como foi o show de 30 anos do Ratos de Porão , com todos os integrantes antigos exceto o Pica Pau ? E quando sai o DVD?
BOKA - Foi muito legal, da nostalgia e exaltação de todos os membros da Banda, noite histórica, sem palavras.

Comando Metal Zine – Eu assisti o vídeo do show do Ratos de Porão no Abril pro Rock, e a banda continua insana e brutal qual segredo para tanta longevidade?   
BOKA - Simplesmente tocar sempre, nunca parar e fazer isso porque gosta e não somente para cumprir tabela e ganhar uns trocados.

Comando Metal Zine – Se você tivesse que escolher um álbum para definir o Ratos de Porão qual você escolheria e porquê?
BOKA - Brasil, o maior clássico do crossover nacional e mundial praticamente, exalta e promove a união do underground nosso sonho q hoje é uma real com certeza, muito bom fazer shows e ver todo o pessoal junto sem brigas por coisas menores, underground assim é mais divertido e fica mais fortalecido.
 
Comando Metal Zine – O Just another Crime... in Massacreland é um álbum renegado da banda, mas considero um bom álbum, só é diferente dos discos anteriores, mas tem muitas músicas boas nele...
BOKA - Também acho, mas como foi um disco de transição e bastante lento, não mostra a verdadeira cara da banda, principalmente por ser em inglês, mas tem coisas legais ali, só teria que ser mais distribuído, foi uma fase de transição, e por isso tem coisas meio confusas nele.

Comando Metal Zine – Por que o I Shot Cyrus encerrou as atividades?
BOKA - O Kalota e o Pedro me chamaram para tocar com a banda, quando eles resolveram acabar eu respeitei isso, porque eles são os “caras” da banda, mesmo pensando de outra maneira eu poderia continuar tranquilo, eles disseram que gravamos bastante material, tocamos bastante e fizemos tours, assim eles viam a banda com sua missão cumprida e quiseram montar outras bandas para ter outros desafios principalmente na parte musical.
Comando Metal Zine – Numa entrevista do Zé Flavio, disse que Psychic Possessor tem muitas músicas que não foram lançadas, já pensou em voltar a ativa, gravar um novo disco ou fazer alguns shows especiais?
BOKA – Cara, temos muitas músicas que não pudemos lançar, naquela época as coisas eram difíceis, se fosse hoje já teriamos gravado, até tentamos uma vez juntar a banda pra gravar, mas é bastante difícil pelos compromisso de cada um, hoje o Zé Flávio esta na Europa, fica mais difícil ainda uma pena mesmo, altos sons cara!
Comando Metal Zine – Há mais  de 15 anos você está a frente da Pecúlio Discos...
BOKA - Sim, a Pecúlio é um hobby e um trampo pelo qual eu sou totalmente envolvido e apaixonado, não sei se conseguirei parar de fazer isso algum dia, apesar do selo estar parado um pouco a loja faz distribuição de muito material principalmente importado, dae vamos seguindo em frente sempre.
WWW.PECULIODISCOS.COM.BR


Comando Metal Zine – Você também tem feito Work Shop ...
BOKA - Faço alguns, tipo um Workshop com palestra, ta bem legal este novo desafio.

Comando Metal Zine – O que o Boka tem escutado ultimamente? Alguma banda nova te chamou atenção?
BOKA - Sempre escuto bastante coisa, mas hoje em dia fico no Napalm Death, Slayer, C.O.C. e Converge, minhas preferidas da atualidade.

Comando Metal Zine – Quando e por que você se tornou vegetariano?
BOKA - A uns 14 anos mais ou menos.

Comando Metal Zine – Além de escutar Punk, Hardcore , Metal, você também curti Jazz, como começou a curtir Jazz? Você escuta outros estilos musicais?
BOKA - Escuto bastante Jazz, comecei pra me ligar nos bateras, mas sempre tive uma certa fascinação pela virtuosidade, talento e elegância do estilo, curto mais Be-Bop dos anos 50-60.

BOKA
Comando Metal Zine – Quem teve idéia de fazer o show beneficente, para ajudar o Jabá com despesas hospitalares?   
BOKA - Foi o Jão a situação do cara tava ruim, ele não tem como trampar agora, dae ele teve a idéia e levou a frente.




Comando Metal Zine - O  disco Crucificados pelo Sistema foi regravado em 2001, teria algum outro disco que pensam em regravar?
BOKA - Nunca pensamos nisso também.
 
Comando Metal Zine – Em 2010 lançaram o Split com o Looking For An Answer, na opinião as músicas como se fossem uma continuação de o Homem Inimigo do Homem...
BOKA - Pode ser que sim, mas acho que estas músicas deste split são mesmo muito nervosas e bastante sujas.

Comando Metal Zine -  Vocês estão lançando No Money no English em Vinil com alguns covers, raridades e música  inédita...
BOKA - Sim, é tipo uma compilação lado B feita pelo Gordo, tínhamos este material nunca editado antes e a idéia foi ótima.

Comando Meal Zine -  E o disco de inéditas sai em 2012?
BOKA - Estamos compondo, mas não sei quanto tempo isso possa demorar pra entrar no estúdio.
 
Comando Metal Zine –  Quero agradecer pela entrevista, que uma honra para mim, lembro que 1993, 1994 quando comprei o Lp do Ratos de Porão ao Vivo (1992), escutava o disco o dia inteiro jamais imaginaria ia entrevistar vocês, espaço aberto... 
BOKA - Legal cara, continue sempre na luta! Parabéns pelo Zine e obrigado a todas pessoas que nos apóiam durante esses 3 décadas! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário