terça-feira, 2 de junho de 2015

Brujeria - Raza Odiada - 1995




Raza Odiada é o segundo álbum da banda mexicana Brujeria, lançado em 1995.
Conheci o Brujeria em 1994, tinha 16 anos quando comprei sem conhecer o disco ""Matando Gueros"", eu até então estava acostumado com o tradicional, Megadeth, Sepultura, Metallica, Led, Pink Floyd. Cheguei em uma antiga loja de disco em Maringá (PR) e achei essa pérola, perguntei ao vendedor e se esse som era ""Pesado"" e ele me respondeu que sim, que era mais pesado que Sepultura, pronto! Achei o que eu queria! Querendo expandir para sons mais pesados esse disco do Brujeria seria perfeito. Mas quando cheguei em casa não fiquei tão animado assim ao colocar o disco para tocar, e descobrir que eu ainda não estava preparado para ouvir tanta blasfêmia, e no outro dia fui trocar o disco por outro em uma outra loja de discos usados, prefiro não dizer por qual eu troquei-o na época, mas enfim: assim começou minha história com o Brujeria...

Anos mais tarde, em 2000, eu já estava muito mais interado com o metal nacional e internacional, e agora chegou a hora de conhecer esse álbum "'Raza Odiada"". Não lembro quem me passou uma cópia do Cd, mas foi algo que me impressionou demais, Dino Cazares na época estava com grandes riff´s e não com essa pastelada de hoje em dia de New Metal. Me identifiquei com a maneira dele tocar, riff´s fáceis e eficientes. Logo já comecei a arranhar alguns riff´s, e na sequência entrei como guitarrista do Abuso Verbal, começamos a tocar cover´s do Brujeria e eu apliquei aquela influência nas musicas da banda. Em 2007 comprei uma guitarra Ibanez com 7 cordas e me senti completo.

O Álbum Raza Odiada abre com ""Pito Wilson"", música matadora, com Riff´s simples e muito pesados. Gosto de todas as músicas desse disco, mas vale destacar: Consejos Narcos, Revolucion, El Patron (Dedicada a Pablo Escobar) e Ritmos Satânicos, essa ultima instrumental, é um petardo atrás do outro.

Em 2004 o Abuso Verbal estava gravando o Cd ""Seu Castigo"", e usamos o Raza Odiada como referência na masterização, o resultado ficou excelente, pois tínhamos nosso estilo mas como referencia o Brujeria.

Eu indico esse disco para quem gosta de algo mais ""crú"" e objetivo, você não encontrará solos virtuosos, gravação perfeita ou ""Truques"" usados hoje em dia, a coisa toda tem cara de anos 90, vale a pena conhecer. depois disso o Brujeria só fez mais o álbum Brujerismo, bom disco, mas já não tinha aquela "'Agressividade"" e sujeira dos 2 discos anteriores. Dino Cazares se dedicou mais ao Fear Factory, Divine Heresy e Asesino (Esse ultimo tem uma pegada mais Death-Metal).

 

 Anderson Feliz - Guitarrista do Retaliação Infernal

Nenhum comentário:

Postar um comentário