terça-feira, 17 de maio de 2016

HEVORA (PI)



Comando Metal Zine – Primeiramente obrigado pela entrevista. Qual motivo de ter colocado o nome da Banda de Hevora?
Nós que agradecemos pela oportunidade da entrevista, pois é mais uma forma de apoio ao nosso trabalho, no caso, um trabalho independente, na raça e na coragem! Bom referente ao nome da banda Hevora, veio da bruxa da cidade de Evora em Portugal, diz a lenda que ela veio ao Brasil Colonial e utilizou os conhecimentos dos nativos em suas bruxarias, como a ideia era de ligar o nome da banda com temas medievais, culturas antigas, maldições ... essas particularidades do heavy metal tradicional. Quando entrei em 2004, houve uma reformulação na banda, até pensamos em mudar, mas já havia uma boa aceitação do nome e mantivemos.
 
Comando Metal Zine – Vocês dividiram o palco com algumas bandas importante, como Vulcano, Korzus, Paul di Anno, Blaze Bayley. Como foi essa experiência?
A partir de 2005 começamos a ter uma boa sequência de shows, sempre repertório autoral com um ou dois covers de bandas consagradas, no começo foi difícil, procurando uma identidade, até que nosso som começou a fluir bem até para quem curte outros estilos. Assim fomos evoluindo, ganhando nosso espaço nos shows undergrounds e festivais locais bem maiores como Metal Arena que rendeu uma boa crítica na Rock Brigade,  quando surgiu o convite do Bueiro do Rock para somente a Hevora abrir o show do Blaze Bayley e posteriormente para o Paul di'Anno. Depois vieram mais bandas como Korzus, Hibria, Vulcano e a sensação de dividir o palco com essas bandas é muito gratificante, ainda mais que sabemos que todos passaram por muitas dificuldades semelhantes às nossas para ganharem seu espaço.

Comando Metal Zine – Em 2006 vocês gravaram a demo intitulada de Breaking The Curse, mas esse material não foi lançado oficialmente qual o motivo?
Em meados de 2007 decidimos gravar uma Demo com 5 músicas, não tínhamos nem grana e nem experiência com gravação, acertamos com um estúdio, o produtor era bom mas foi substituído por outro que não conhecia nada de metal, depois o estúdio foi vendido, e nesses contratempos tivemos que procurar outro produtor para tentar melhorar o material, o que não foi possível, até poderia ser lançado 4 músicas, mas apesar de ser uma Demo queríamos começar com qualidade.


Comando Metal Zine – Allan Cleypton, você é o compositor da Banda, como funciona o seu método para compor?
Bom, o meu processo de composição começa imaginando como será a música adequando o som à letra, depois crio a linha vocal em cima de bases ou criamos os riffs  para que eu encaixe a linha vocal, depois passamos com o baixo e bateria, para finalizar com os teclados, mas nem sempre é nessa ordem, no final todos compomos juntos a parte instrumental em si. Quanto às letras pesquiso os fatos, lendas, maldições, assassinatos, batalhas que aconteceram nessa terra esquecida, a ideia foi escrever sobre algo nosso, semelhante ao que as bandas lá de fora escrevem sobre suas terras geladas, há muito o que contar ainda e já estão em processo de composição.
 
Comando Metal Zine – Como está a agenda de shows do Hevora?
Nossa agenda está parada no momento, estamos só divulgando o CD, pois estamos mudando a formação, o guitarrista Del Prestes foi morar em Fortaleza mas já estamos passando as músicas para outro grande guitarrista, o antigo baixista da banda, Diego Iglesias está retornando ao posto, além de nosso baterista que está se recuperando de um acidente grave, mas teremos um batera interino para voltarmos aos shows muito em breve.

Comando Metal Zine – No inicio do Hevora a Banda tinha algumas composições em português, pensam em gravar alguma música em nossa língua pátria?
Realmente no início, cheguei a ver a Hevora tocando músicas em português além do inglês também. Confesso que acho bem estranho heavy metal em português, da minha parte não vejo essa possibilidade, mas de repente poderá surgir citações em partes de músicas na língua pátria, algo parecido com o trabalho da Miasthenia, muito admirada por nós.

Comando Metal Zine – Comente sobre as participações do Cd em especial do Mike Soares e Marcelo Ricardo da lendária banda Megahertz?
As participações no CD foram muito importantes, deram um alto ganho profissional, foi uma inspiração em projetos como o primeiro trabalho do Avantasia que reuniu grandes nomes do metal mundial, temos grandes talentos em todos os estilos na nossa cidade, grandes bandas, então essa mistura ficou legal dentro das suas características que se encaixaram muito bem em nosso som. Quanto ao Mike que produziu nosso CD, foi um cara que deu o sangue para ficar o melhor possível, nos ajudou em todos os processos da gravação e até em umas partes dos violões. O Marcelo Ricardo gravou apenas uma música porque nosso baixista convidado, Cláudio Luz, que fez praticamente todo o CD não pôde gravar devido a compromissos profissionais, mas sua contribuição foi muito boa, um ingrediente thrash!

Comando Metal Zine – Falando sobre Megahertz a produção ficou a cargo de Mike Soares e Kasbafy, porque a escolha?
Na época de decidir onde gravaríamos, Mike e Kasbafy montaram o Orange Studio, já éramos amigos de longa data, o Mike já havia produzido várias bandas de metal como por exemplo a Empty Grace, excelente banda de death metal de Teresina, então acertamos com eles, pela experiência e excelência, pois já tínhamos uma experiência ruim com produtores que não conheciam metal.

Comando Metal Zine – Conheço algumas bandas ai do Piauí como Megahertz, Avalon , Scud, Zorates ...  . Realmente aqui no Piauí, surpreende pela qualidade das bandas, temos exemplos que poderiam tranquilamente despontar no cenário nacional, na minha opinião, acredito que as bandas não conseguem ir mais longe por falta de prioridade em seus projetos, pois é sempre algo paralelo à sua vida profissional, família e etc, e nós também fazemos parte disso, é complicado largar tudo e viver de música e ainda mais do metal. mas voltando às bandas, acrescentaria Desgraça Maldita e Empty Grace (death metal), Anno Zero (dark metal), Retalhador e Hommiced (thrash), Into Morphin e Monasterium (doom, death metal), Obtus (HC)...

Comando Metal Zine – Qual o seu cd de cabeceira que não sai do seu Player?
Cara, cd de cabeceira é complicado, são muitos, depende de momentos... eu sou muito de escutar a discografia de uma banda que curto muito, gosto de ouvir as músicas que não são as clássicas e quanto ao estilo curto um pouco de tudo entre heavy tradicional, thrash, black, folk, rock clássico ...tudo que seja bem trabalhado. A galera das bandas tem todos suas preferências bem diversificadas, por exemplo o tecladista Leandro Sales já curte um som mais doom e dark metal, o guitar Del Prestes curte quase somente black metal e por aí vai, na hora de compor nossas música é inevitável não identificar as referências.

Comando Metal Zine – Considerações Finais ...

Bom, queríamos agradecer ao Comando Metal pela entrevista, pelo apoio de sempre e exaltar a importância do blog, principalmente para as novas bandas que surgem no cenário mostrar seu trabalho. Também aproveitando a oportunidade que a Hevora está trabalhando para voltar aos shows com uma nova formação, e estamos à disposição para tocar em novos palcos e expandir nosso som Brasil afora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário