quinta-feira, 19 de abril de 2018

BUTÉKU´S (MS)





       Banda Butéku´s formada  por Norato Marques bateria,  Rodrigo Kurovski baixo e Rudson Lopes guitarra e vocal no ano    de 2006 intuito de levar o bom e velho Rock and Roll. Norato falou sobre projetos futuros.  

Comando Metal Zine – Quando decidiram fundar o Butéku´s e porque estilo Rock and Roll?
Norato - A banda foi formada em 2006. O estilo rock’n’roll foi natural, pois os membros eram todos de outras bandas de rock. Uma parte era da banda Froid e eu tinha acabado de sair da banda Zaratustra (uma banda de metal de Itaporã-MS).

Comando Metal Zine – A maioria das letras da banda fala sobre o cotidiano mas algumas letras são de cunho politico social como Violência Virtual ...
R. Eu sou da época que o rock era instrumento de contestação, uma forma de expressar a rebeldia. Então, pra mim que escrevo a maioria das letras, é a forma de expressar o nosso descontentamento com o status quo. Creio que os outros membros da banda concordam com o direcionamento, inclusive algumas letras escritas pelos demais também tem o mesmo direcionamento.

Comando Metal Zine – Norato você é bem ativo na cena Rock and Roll da Região, sempre organizando shows. Você acha que está melhorando ou piorou a cena Rock and Roll?
R. Piorou. Percebo que não houve uma renovação do público. Pelo menos daqueles que vão nos shows. Aí, sem público, as casas de shows não dão espaço para as bandas e quem promove show por conta própria, geralmente leva prejuízo, pois as despesas são altas. E, com relação aos shows de pequeno porte, a falta de público tem uma consequência bem grave, diria até maléfica, que é a impossibilidade de gerar renda o suficiente para poder pagar cachês para as bandas. Aí cria-se um círculo vicioso: as bandas/músicos não tem renda para bancar estúdios para ensaiar ou investir em instrumentos e acabam se desfazendo e quando algum corajoso resolve organizar um evento, acaba chamando sempre as mesmas bandas (as persistentes, sobreviventes. Teimosas, mesmo)

Comando Metal Zine – Passado cinco anos do lançamento do álbum Fim da Linha, qual análise que você faz sobre ele?
R. No contexto geral, acho que continua atual. Tanto com relação às letras, quanto à sonoridade. A produção poderia ter sido melhor, mas o Fim da Linha foi financiado com recursos FIP, que é um fundo municipal de incentivo à cultura. Como os recursos eram limitados, foi feito o melhor com o que tínhamos.
  
Comando Metal Zine – E os shows do Butéku´s como estão?
R. A Butéku’s tem tocado bem pouco. Primeiro, porque há pouquíssimas casas noturnas voltadas para o rock e segundo, porque nós estamos nos dedicando à produção do nosso segundo cd.
 
Comando Metal Zine – O Butéku´s já teve oportunidade de dividir o palco com varias bandas como Velhas Virgens, o Bando do Velho Jack, Bêbados Habilidosos
R. Pois é, naquele período a cena já estava capengando mais ainda existia um certo movimento na região. Dava pra sentir isso. A Butéku’s era bem ativa e acabou sendo convidada para alguns eventos de maior porte onde tivemos oportunidade de abrir shows para bandas de renome no Estado e no país, como é o caso das Velhas Virgens.

Comando Metal Zine –. Como foi o conceito de criação do Clip Fim da Linha?
R. Na época estava na mídia o escândalo do mensalão e aqui em Dourados teve a Operação Uragano. Esses acontecimentos tinham tudo a ver com a letra. Por isso todos estavam de terno e jogando num cassino. A ideia era mostrar como vemos as pessoas que detém o poder no Brasil e sua relação com o dinheiro, seja ele público ou privado.

Comando Metal Zine – Norato você também toca bateria em uma banda de Heavy Metal Tradicional o The Legends, vocês pensam em gravar músicas próprias?
R. Não. O The Legends é um grupo somente para tocar as músicas das bandas que curtimos, como Accept, Megadeth, Judas Priest, Savatage.

Comando Metal Zine – O Butéku´s era formado por um quarteto. Recentemente o guitarrista saiu da Banda. Vocês pretendem adicionar outro guitarrista ou continuar como um trio?
R. Por enquanto, como um trio.

Comando Metal Zine – O Butéku´s já está pensando em músicas novas para um próximo trabalho?
R. Sim. Já fizemos a captação das músicas. Agora, estão em fase de mixagem. São 9 músicas. O cd irá se chamar Bicho Homem.

Comando Metal Zine - Quais os bateristas que te influenciaram ou você se espelha para tocar? 
R. Charles Gavin, João Barone, João Bosco, Cozy Powel, Vinnie Appice, Phill Rudd.

Comando Metal Zine - Quero agradecer muito pela entrevista. Considerações finais...
R. Queremos agradecer a todos que sempre apoiaram a banda Butéku’s nesta jornada até aqui. Apoiem as bandas da nossa região, autorais ou não, para que possamos manter uma cena ativa para a cultura rocker. Prestigiem os eventos de metal e rock em geral (o público nunca esteve tão pequeno como agora: cadê os headbangers?)  Aguardem para breve o lançamento do nosso segundo cd.
Falando em cena, Dagata e os Aluísios também estará lançando o cd deles no dia 05 de março e os brothers da Predominium também estão gravando o cd deles. Então, teremos este ano, no mínimo, 03 lançamentos.
Contra tudo e contra todos “O pulso ainda pulsa”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário