segunda-feira, 2 de julho de 2012

MORCEGOS (AL)


Segue entrevista com a Lenda Viva do Metal Underground Nacional, falando sobre seus mais de 100 trabalhos lançados.


Comando Metal Zine - Primeiramente agradecer pela entrevista com a lenda do Metal Nacional e Porque escolheram o nome da banda de Morcegos?
Para nós da Morcegos que é uma honra participar do Comando Metal, O nome “Morcegos” surgiu nos anos 70 quando os componentes eram ainda crianças e faziam shows em fundo de quintais, tocando latas e tampas de panelas...Após eu- Frankstone- (hoje guitarrista e vocalista) ter presenciado uma invasão de morcegos no céu de meu bairro.
 Comando Metal Zine – Lembro que no começo dos anos 90 tinha varias resenhas do Morcegos na Rock Brigade, onde os redatores falavam muito mau, acho que hoje os caras devem estar arrependido. 
As últimas resenhas da Morcegos na revista eles nos colocaram num patamar incrível saca aí:
“o Morcegos é uma daquelas bandas que, no fim das contas
, “merece só elogios.” Por Antonio Carlos Monteiro –Rock Brigade-

Comando Metal Zine - No começo da carreira o Morcegos as letras eram cantadas em português e depois passaram a ser em inglês ...
Exatamente, era um lance da cultura metálica nacional, mas não teve jeito passamos a cantar em inglês também, e de certa forma deu uma dinâmica melhor tanto nas composições quanto no lance de moldar o próprio estilo da banda.

Comando Metal Zine - O Morcegos tem grande material lançado, como funciona a escolha do set lista da banda?
Muito complicado, exatamente pela extensão do repertorio,são 150 trabalhos lançados, claro que há músicas repetidas, mas 70% são composições de músicas que teremos que escolher, mas baseamos nas mais conhecidas do público, se bem que há músicas que o público pede e que a gente de tanto tempo sem tocá-las até esquecemos como é, daí temos que ouvir as antigas gravações para reaprender a tocar a faixa em questão.

Comando Metal Zine – Em 2007 a Banda gravou um material por mês como foi esse desafio e como surgiu essa idéia?
Recebemos alguns desafios pelo fato de a banda ta sempre lançando material, daí o pessoal do selo Austríaco Waldbaeur Records lançou esse desafio de lançarmos um trabalho inédito por mês,aceitamos e concretizamos,saiu um trabalho mensal da Morcegos no ano de 2007 ,de CDs caseiros passando por discos ao vivos e novas gravações em estúdio,pouco tempo depois fomos eleito a banda que mais lança no mundo,uma honra para o Brasil,mas a tarefa foi muito árdua.

Comando Metal Zine - Com tanto tempo de estrada você não acha que o Morcegos merecem um DVD, vocês já pensaram nisso?
Bom o que posso afirmar, é que temos diversos DVDs lançados. O ultimo saiu mês passado intitulado “clipping” que foi encomendado por um pessoal que faz pirataria hehehehe, e acho que com esse já deve ser o 10º DVD da nossa carreira.
Sem contar os vídeos de VHS que lançamos na década de 90 Agora em se tratando de um documentário, ainda estamos nos primeiros passos juntando material.

Comando Metal Zine - Quais as bandas que te influenciaram para montar o Morcegos?
Na verdade quando eu particularmente tive a idéia de ter banda. Foi influenciado nas bandas de rock, principalmente do Brasil dos anos 70, que foi aí que surgiu
a idéia de criar a Morcegos, mas em se tratando de metal. Posso dizer que surgimos junto com a cena, se no Rio tinha Dorsal Atlântica, em Minas Sepultura, em Sampa Vulcano. Em Alagoas tinha a Morcegos, é complicado falar, nossas influencias são as mesmas dessas bandas que vai do rock pesado setentista passando pelo hardcore e o metal oitentista.

Comando Metal Zine - O Primeiro vinil do Morcegos a Capa foi feita com cartolina, um trabalho artesanal ...
Exatamente quando concluímos a prensagem do vinil em 1994, não tínhamos grana para fazer a capa do LP que sairia bem mais caro que o vinil em si, daí resolvemos fazer a mão mesmo sem saber que este ato se tornaria imortal, e que anos depois ainda estaríamos respondendo sobre isso, o mundo inteiro comenta esse fato e dando a nós da Morcegos um patamar de heróis por ter feito esta obra,em 2008 o LP “Thank god” foi relançado com capa em gráfica,e hoje em dia é considerado como o disco mais obscuro da historia do metal,pela imprensa especializada européia .

Comando Metal Zine - Como anda a cena de Alagoas atualmente?
Não ta ruim, isso é fato, mas o Metal em nossa cidade particularmente anda sem gás, há shows de diversos estilos. Mas não há a meu ver uma preocupação na cena em si, acho que estamos perdendo espaço por que existe ainda o lance individualista, e isso só tende a dissolver a atitude de proliferar. O estilo em nossa cidade,mas se você é um banger em Maceió não pode reclamar de shows ,estes acontecem com freqüência e de materiais para adquirir das bandas locais,que por sinal estão de parabéns por sempre oferecer algo para o público Alagoano.

Comando Metal Zine – Para você qual foi o melhor momento do Morcegos?
Tem momentos distintos, por exemplo: quando subimos ao palco pela primeira vez, foi uma sensação de vitoria, de conquista de alegria, que creio não vai se repetir, mas há também aqueles sonhos que sempre temos quando estamos numa banda, no meu caso era o de lançar um LP e quando coloquei o vinil na agulha e ouvi os primeiros riffs saindo pelos alto-falantes, chorei como criança... É algo inexplicável, há também o fato de poder tocar em outras cidades e ver as pessoas cantando sua música que foi feita a centenas de quilômetros de distancia. E por ai vai, não há um momento especifico o que há é uma coletânea de acontecimentos, que vai desde comprar o primeiro instrumento passando pelo lance da fazer o primeiro show, de viajar mundo a fora tocando sua música, lançar álbuns, ver publicações da banda em todos os formatos, há uma infinidade de melhores momentos, o fato é que desde quando começamos a fazer turnê seguimos uma rotina: compor>lançar>viajar a verdade é que estamos vivendo o nosso melhor momento a mais de duas décadas.

Comando Metal Zine – Fale um pouco sobre seu livro “Faça mal feito, mas faça”
Eu era muito perguntado na época (2004/2005) sobre o segredo de se manter uma banda underground na ativa e com sucesso durante tanto tempo, daí lancei este manual explicando passa-a-passo como fazer para manter sua banda, o fato mais relevante no texto é o compromisso de fazer um novo trabalho com a grana das vendas do trabalho anterior, daí tracei uma meta para que o leitor seguisse, algumas bandas tiveram resultados e até hoje me agradecem. E eu a eles por terem comprados o manual.

Comando Metal Zine – Quero dizer que foi um a honra ter o Morcegos em nossas páginas e também na nossa primeira coletânea Comando Metal Zine Front 01 com música Sun Power.
Nós da Morcegos é que agradecemos e temos a honra de participar deste artefato tão importante para a continuidade da cena no mundo. E aproveitamos o espaço para agradecer a nossa inclusão na Comando Metal Zine Front 01,este é mais um “melhor momento” em nossa carreira ,nosso muito Obrigado !!! 

CONTATOS:
MORCEGOS OFICIAL FÂ CLUBE:
AL SÃO BENEDITO 285, FAROL, MACEIÓ/AL, 57055-600
morcegosunderground@hotmail.com  Fones: 82-3358-9066/3334 0018

MORCEGOS EUROPEAN CONTACT: FOR TOUR AND MERCHANDISE
morcegosunderground@gmx.net  phone: 0043775720066
Site: www.morcegos.xpg.com.br
http://www.myspace.com/morcegosband
Site de acesso: http://www.metal-archives.com/band.php?id=13966
http://www.morcegos.xpg.com.br/site/index.php?uid=1187096975348019
http://bandasdegaragem.uol.com.br/hotsite/musicas.php?id_banda=13413
http://www.nossohit.com.br/artista.asp?id_artista=136
DISCOGRAFIA: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=4400773272562165196&aid=1&p=8http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=4400773272562165196&aid=1268240677http://www.novometal.com/brasil/bandaexibir.php?id=1721

VIDEOS: http://www.youtube.com/user/morcegosunderground
TWITTER: http://twitter.com/morcegosband

2 comentários:

  1. EMOCIONANTE,QUANTO MAIS O TEMPO PASSA
    MAIS SENSITIVO FICAMOS
    PARABÉNS MARCIO MOTA!!!!

    ResponderExcluir
  2. VALEU !!! NÃO BASTA SER HEADBANGER, TEM QUE SER MORCEGOS !!!

    ResponderExcluir