sexta-feira, 10 de maio de 2013

STILL LIVING (PE)



A Banda Still Living de Garanhus Pernambuco após duas demos chega ao seu primeita trabalho oficial.

 

Comando Metal Zine – Como vocês decidiram montar o Still Living e seguir o estilo voltado para o Hard Rock ?
Eduardo Holanda: Isso aconteceu em 2004, eu estava sem tocar em bandas desde a metade de 2000. Em 2004, conversei com Renato Santos (baixo) e com Clécio de Souza (bateria) se eles estavam interessados em montar uma banda novamente e voltar a tocar, algo sem muitas pretensões, a resposta foi “sim”, em seguida conseguimos um vocalista, Esdras Freitas, então começamos a montar algumas músicas e tocar  alguns covers, nesse início, o som da Still era algo mais “bluesy”, na linha dos primeiros álbuns do Whitesnake, Fastway e Thin Lizzy. Realmente desde o princípio era consenso entre nós tocarmos hard rock, Para mim tem sido um aprendizado constante compor e tocar dentro deste estilo, é um grande desafio! Direcionando para as guitarras posso dizer que boa parte dos guitarristas que considero mais influentes vem deste estilo, basta citar nomes como Eddie Van Halen, Gary Moore, Michael Schenker, John Sykes, Rik Emmett, George Lynch, John Norum... Sou melhor ouvinte do que músico, sempre ouvi esses caras e suas respectivas bandas... Não posso deixar de citar nomes como Randy Rhoads, Wolf Hoffmann, Andy LaRocque, Jake E. Lee e Mark Reale... Logo, esse universo do hard rock e do heavy metal é muito rico musicalmente, e também fornece combustível suficiente para te encorajar a montar uma banda e se divertir.
 

Comando Metal Zine –  Em From Now On houve uma reformulação na banda em relação a gravação de Believe (2007)?

Eduardo Holanda: Sim, após 2007 muitas mudanças ocorreram na formação e na sonoridade da banda também, pois agregamos alguns elementos de AOR/Melodic rock em nossas músicas, neste aspecto, faço menção especial aqui a Marcelo Almeida e Esdras Freitas (Ex-baixista e ex-vocalista respectivamente) que nos ajudaram nestas mudanças na sonoridade e na concepção de algumas  músicas após Believe. Da formação que gravou Believe em 2007, apenas eu e Clécio (bateria) estamos na gravação de From Now On. Gostaria de acrescentar que sem Renato, Thiago e Leandro, com certeza não conseguiríamos ter concretizado o álbum From Now On.
Comando Metal Zine – Recentemente o Still Living se apresentou no Acoustic Rock Night, vocês pretendem lançar algo no formato acústico?  

Renato Costa: A apresentação acústica foi inesquecível. Tocamos soltos, nos divertimos, além de todo o processo de arranjo das canções, que foi extremamente legal. Acredito que toda a banda tenha vontade de lançar algo nesse formato. É enriquecedor e divertido!

Eduardo Holanda: Nós não descartamos esta possibilidade, realmente foi muito divertido e a aceitação do público também foi excelente. Temos algumas idéias em mente para versões acústicas, espero que possamos concretizá-las em breve.

Comando Metal Zine – A Banda teve inicio em 2004, ano que vem o Still Living completa 10 anos, vocês pensam em fazer algo especial?  

Renato Costa: Com certeza! Queremos fazer alguns shows comemorativos, até mesmo com reunião dos membros! Júbilo ao trabalho e as conquistas nessa década de estrada! Além de um novo trabalho de estúdio que já estamos preparando.

Eduardo Holanda: Sem dúvida seria muito legal fazer algo especial para comemorar estes 10 anos de batalha, é muito difícil manter uma banda independente por tanto tempo aqui onde vivemos, são muitos percalços e desafios... Entretanto, costumo dizer que somos teimosos demais para parar, fazemos isto porque gostamos! Mas quando pensamos em algo especial, vem a questão financeira... A venda de Cds é muito pequena hoje em dia, é interessante lembrar que se uma banda não consegue vender seus álbuns, mais difícil se torna a possibilidade de lançar outro trabalho, os shows de uma banda underground por aqui são escassos e nem sempre são remunerados, tudo bem baixar o álbum para conhecer e tal, mas se você gostou e quer realmente ajudar uma banda independente, entre em contato, compre o álbum ou merchandising, vá aos shows, não me refiro apenas a nós, refiro-me a cena em geral, sem essa força do público fica difícil lançar outro trabalho ou preparar algo especial, pois estúdios são caros, custos gráficos e prensagem também... Se tudo correr bem, temos intenção de lançar o segundo álbum em breve... Ele está bem adiantado em termos de composição, quanto aos 10 anos da banda... Definitivamente não queremos que esta data passe sem uma comemoração!



Comando Metal Zine – A maioria das letras é de composição de Eduardo Holanda...
Eduardo Holanda: Escrevi boa parte das letras de From Now On, Clécio escreveu outras, mas isto não é regra na banda, eu escrevo e componho na maior parte do meu tempo livre, é algo que gosto de fazer, com a entrada de Renato (vocal), ganhamos muito também na parte lírica, ele é um grande letrista, além de excelente músico, temos conversado sobre alguns temas que poderemos abordar no próximo álbum, na Still as letras tem um papel importante, gostamos de deixar algo para reflexão, alguma mensagem, mesmo as letras parecendo um pouco melancólicas às vezes...

Renato Costa: Tem sido bastante enriquecedor ajudar na parte lírica dentro desse novo contexto. Gosto bastante de escrever, até porque interpreto o que escrevo e o que escrevem para as letras. É interessante estudar e construir algo que se acople à identidade da banda. Sou o integrante mais recente da banda, mas me sinto completamente à vontade em compor, em arranjar. É uma liberdade que existe dentro da banda e que admiro em qualquer grupo.
 

Comando Metal Zine – Quais as músicas do álbum From Now On estão tendo melhor receptividade do público?

Eduardo Holanda: Honestamente essa pergunta é difícil de responder, alguns reviews citam Journeyman como um dos pontos altos do Cd, Life is too short já foi muito elogiada, Stream of Life teve uma grande receptividade, ela saiu antes do álbum, através de um single virtual, e toca bastante em uma rádio aqui da cidade, nos shows escutamos as pessoas cantando o refrão de invisible...

Renato Costa: Além dessas, ainda cito Ghost In The Rain como uma música que teve uma receptividade enorme.


Comando Metal Zine - O Still Living gravou duas demos Still Living (2005), Believe (2007) qual a importância desses trabalhos para em 2012 chegar ao debut From Now On  ...
Eduardo Holanda: Experiência e maturidade de uma forma geral como músicos, as demos ajudam as bandas em muitos sentidos, registram as idéias da banda naquele momento, indicam os acertos e também os erros, no nosso caso não foi diferente, as demos nos deram uma certa experiência em estúdio, na forma de compor, como apresentar e divulgar um trabalho... Se você se deter aos detalhes e conseguir ter uma boa percepção da música que cria, poderá extrair das demos o que há de melhor na banda e explorar isto no próximo trabalho, quando fomos ao estúdio gravar From Now On, estávamos muito seguros e certos do resultado que poderíamos obter. Uma demo nos levou em 2010 a disputar a seletiva do concorrido W.O.A. Metal Battle aqui em Pernambuco, tocamos com bandas extraordinárias, inclusive o vencedor nacional de 2010 que foi para a Alemanha representar o Brasil saiu aqui de Pernambuco, dessa seletiva (Cangaço). Sempre converso com outras pessoas que estão começando bandas por aqui para desenvolverem seus trabalhos e gravarem! As demos têm papel fundamental, Adquiro todas demos e Cds que posso.
 
Comando Metal Zine – Como tiveram a idéia da concepção da capa de From Now On?
Eduardo Holanda: Considero a parte gráfica um aspecto muito importante do álbum, eu valorizo muito isto, acho que é uma herança de minha geração ficar ali “dissecando” os encartes, antes nos vinis, depois nos cds, procurando os detalhes nas capas, lendo as letras (lembrei dos vinis do Iron Maiden – Somewhere in time, Powerslave...), os créditos... Hoje um hábito cada vez mais raro, acho que graças a facilidade de baixar apenas as músicas pela internet... A idéia é ir sempre um passo à frente, nas músicas, letras,  divulgação, shows e na parte gráfica também, queríamos trabalhar com um profissional da área, mas estávamos sem grana pra isso... Então comecei a pesquisar alguns programas que pudessem nos ajudar nesse sentido, fui desenvolvendo algumas idéias, ouvindo algumas opiniões até finalizá-la, acredito que criamos uma identidade gráfica legal para o Cd e também para o single virtual, apesar das poucas ferramentas que tínhamos. Gostei muito desse processo.
 

Comando Metal Zine – Nos shows vocês tocam covers do Journey e do Queen...

Eduardo Holanda: Gostamos de tocar covers, apesar de priorizarmos nossas músicas nos shows, mas eles sempre estão no set list, Journey, Europe, Rainbow... No acústico exploramos ainda mais, tocamos Whitesnake, Marillion, Pink Floyd e AC/DC... We will rock you, do Queen, resolvemos de última hora como abertura do show, e só foi um pequeno trecho, há até um vídeo em nossa página com ele ( http://youtu.be/lLmih-T-jZM ). Particularmente gosto de tocar covers e estamos sempre mudando eles no set list, para cada show ter algo diferente para celebrarmos, foi muito bom tocar e cantar “Highway to hell” com o público!


Comando Metal Zine- Como estão os shows do Still Living?
Eduardo Holanda: Cada ano temos que buscar cada vez mais espaço para tocar, tenho a impressão que cada ano fica mais difícil! Entretanto, isto não deve ser empecilho para quem gosta do “ao vivo”, gosto muito de tocar com estes caras, começamos umas iniciativas próprias em relação a isto, o Acoustic Rock Night, foi uma realização nossa, convidamos uma banda para dividir o palco conosco (Ananke) e foi excelente! Creio que criaremos mais eventos em breve, estamos sempre buscando shows.


Comando Metal Zine - Muito Obrigado pela entrevista. Considerações finais...
Eduardo Holanda: Nós é que agradecemos! Cara, honestamente me sinto honrado! Obrigado a todos que fazem o Comando Metal Zine, por nos permitir falar sobre nosso trabalho, em especial a esse batalhador que é Márcio Mota, que tem nos apoiado sempre. Guardo orgulhosamente os zines impressos onde há o review de “believe” (2007), como o Comando Metal Zine, Máquina do Metal Zine (do brother Valterlir!), AOR zine... É muito bom relê-los! Agradecemos também a todas as pessoas que tem nos apoiado ao longo desses quase dez anos. Muito obrigado a todos!



Palco MP3: http://palcomp3.com/still_hardrock/ (download gratuito de 03 faixas)

Venda do CD (From Now On):
e-mail: still_ hardrock@hotmail.com
Facebook: still living

Um comentário: