terça-feira, 29 de outubro de 2013

SHOCK (PB)



 Banda formada no fim dos anos 70, em João Pessoa (Pb) pelos irmãos Carlos Roque (bateria e vocal), Paulo Roque (baixo), Marcos e Edgar Roque (guitarra), influenciados por grupos como: Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Rush, entre outros que gravaram o cultuado LP - HEAVY METAL WE SALUTE YOU, Carlos Roque fala sobre os 34 anos dedicado ao Heavy Metal. A formação atual da SHOCK é: Edgard (guitarra), Carlos (bateria), Américo (vocal) e Paulo (baixo).



Comando Metal Zine – No começo da Banda no final dos anos 70 seguiam a linha do Black Sabbath. Led Zeppelin depois nos anos 80 mais Heavy Metal Clássico, porque essa mudança?

Carlos Roque - Realmente, a banda foi, e é seguidora desta escola do Rock Pesado, porém, é de se observar que ao longo dos anos a cena foi tomando várias correntes, metal isso, metal aquilo, etc. Nós optamos por fazer e manter o heavy metal tradicional, de onde vêm nossas influências.

 

Comando Metal Zine – No inicio dos anos 80 o Shock ficou um período inativo retomando somente em 1983...

Carlos Roque - É verdade, é que nesta época estávamos com problema de vocalista, então só viemos nos acertar no final de 84, e assim estamos até hoje



Comando Metal Zine – Como Luziano da Whiplash Records entrou em contato com vocês para gravação do disco Heavy Metal We Salute You?

Carlos Roque - Através de um amigo que me apresentou o selo Whiplash, então fiz contato por telefone, e depois em visita a Luziano (proprietário do selo), acertamos os detalhes.

 

Comando Metal Zine – O que vocês se recordam das gravações de Heavy Metal We Salute You?

Carlos Roque- Foi um pouco estressante, haja vista que já existia um trabalho em andamento, só que em português, com o contrato da Whiplash, optamos em transformar o trabalho para a língua inglesa. Foi gravado no Recife e em curto espaço de tempo, mas de forma intensa, visto que éramos de outro Estado e o deslocamento dificultava um pouco. Vale ressaltar que o álbum “Heavy Metal We Salute You” foi gravado originalmente em Vinil, recentemente o selo Kill Again Records do Distrito Federal o transformou em CD.



Comando Metal Zine – As músicas do Shock eram cantadas em português, o que levou a mudança para cantar em inglês?

Carlos Roque - Justamente, o selo dava oportunidade da banda atingir novos mercados, e sendo cantado em inglês, ficaria mais fácil.



Comando Metal Zine – Como foi o show de comemoração em trinta anos da banda?

Carlos Roque - É sabido que nada é fácil, ainda que, foi realizado por conta própria, não foi como gostaríamos, e como acho que merecíamos, mas o que importa é que realizamos, e que não é toda banda que consegue 30 anos de estrada, tocando metal no fim do mundo.

Cartaz do show 30 anos
Comando Metal Zine – Como estão os shows do Shock, vocês tem tocado com freqüência?

Carlos Roque - É como falei, estamos no fim do mundo, naturalmente não existe uma sequência de shows, mas estamos juntos e vez por outra aparece um evento.



Comando Metal Zine – Como vocês analisam a cena de hoje, e a de quando vocês começaram.

Carlos Roque - A cena hoje, parece mais fácil, mas só parece, apesar de toda evolução da mídia, web, etc., mas não existe profissionalismo, qualquer um grava um “CD” em casa. Isso banaliza a música. Viemos de uma época difícil, ditadura, boicote de shows, a mídia era precária, quando uma banda internacional lançava um trabalho demorava bastante para termos acesso, para gravar um trabalho era dificílimo, era preciso muito dinheiro, e ser muito bom, não havia estúdio em toda parte como vemos hoje. Tinha que ter muita vontade, garra e talento para conseguir algo.

 

Comando Metal Zine – Vocês pretendem lançar material novo do Shock?  

Carlos Roque - O novo trabalho já está pronto (gravado), e o lançamento será no Recife-PE, no dia 14 de Dezembro, mês que completamos 34 anos, terá 12 faixas, o álbum chama-se SHADOWS. Aguardem, todos se surpreenderão.



Comando Metal Zine –  Muito Obrigado pela entrevista e vida longa ao Shock. Considerações finais ...

Carlos Roque - Quero agradecer ao COMANDO METAL ZINE, e aproveitar para mandar um abraço a todos os fãs que acreditam no nosso trabalho, e que na realidade fazemos HEAVY METAL para os fãs, um abraço a todos, e feliz 2014.



www.metalshock.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário