quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Slayer - Seassons in The Abyss – 1990




Por: João Paulo Marin

(Across, Exterminate Messiah, Ossários)



O Slayer sempre foi uma grande influência, não apenas para mim, mas para várias gerações de Headbangers por todo o mundo.  A oportunidade de ver a banda ao vivo era apenas um sonho, mas ou o destino ou o acaso me levaram para Assunção, no Paraguay, em 2013, onde pude ver com meus próprios olhos a lenda, mesmo sem uma das minhas maiores influências; o guitarrista Jeff Hannemam, que faleceu no dia 2 de Maio do mesmo ano e foi substituído na ocasião pelo guitarrista do Exodus Gary Holt.

O presente texto busca mostrar a importância do álbum “Seassons In The Abyss”, gravado em 1990 e que revolucionou os padrões estabelecidos para o estilo até então. O foco será na sonoridade da banda, deixando que cada um faça sua própria leitura das letras das músicas.

A primeira música é War Emsemble, que representa um soco bem no meio da sua cara. As guitarras são pesadas, todavia ao mesmo tempo limpas e “fortes”, característica típica da banda, que busca no timbre e no volume sua sonoridade inconfundível. O baterista Dave Lombardo da um show a parte, com viradas/repiques de caixa impressionantes, sabendo exatamente onde encaixar suas notas/batidas, usando até da simplicidade quando necessário; e sendo, na minha opinião, um dos melhores bateristas que o mundo já viu.

Na sequência do disco temos Blood Red, seguida de Spirit In Black, uma das minhas favoritas, mostrando a força da dupla Jeff Hanneman e Kerry King e a originalidade do Baixista/Vocalista Tom Araya. A música Expendable Yout, apesar de muito boa serve de preparação para a melhor música do disco; Dead Skin Mask ou “Máscara de pele Morta” que é uma obra prima, contando com cadencia, viradas de bateria que desafiam a física e timbre de guitarra de fazer chorar mitos do instrumento.

A música Hallowed Point possui solos de guitarras bestiais, bem ao estilo Slayer, onde enquanto um guitarrista está saindo o outro já entrou; a velocidade marca essa música, fazendo uma preparação para Skeletons of Society, minha segunda música na lista de preferência. A mesma simplesmente cola na sua cabeça, até na hora de dormir, servindo de trilha sonora para seus sonhos, com alavancadas de Kerry King.


Na sequência temos Temptation e Born of Fire, com grande destaque para os vocais de Tom Araya, que simplesmente impõe sua voz perante a uma banda tão bruta, o que não é tarefa fácil.

Para encerrar a aula “como gravar um disco” vamos para a faixa título Seasons In The Abyss, que possui também um clipe de dar inveja, contando com imagens da banda no Rio Nilo e nas pirâmides do Egito, próximas a cidade do Cairo. A música e de fazer chorar e sofrer, trazendo no instrumental uma sonoridade de reflexão, mesclada com vingança e com um timbre que até hoje é estudado pelos engenheiros da Agencia espacial Americana (NASA).

2 comentários:

  1. masa joão gostei muito da analise do cd slayer masa mesmo!!! \m/ hail.
    ei Marcio lembra que você falou pra mim fazer uma analise também . então eu ja fiz como eu te mando pra você postar ai?? qualquer coisa me chama no xat do meu blog ou me manda um e-mail mesmo! abraços...
    e-mail: pieceofmaidenkillers@hotmail.com
    blog: http://pieceofmaidenkillers.blogspot.com.br

    ResponderExcluir