segunda-feira, 27 de outubro de 2014

FLY KINTAL ZINE (AM)





 



Uns dos mais importantes e antigos Zines do Brasil Fly Kintal, prestes a comletar 20 anos apoiando o Underground Nacional.



Comando Metal Zine – Primeiramente agradecer ao amigo Sergio Figueiredo pela entrevista, vamos para pergunta “clichê” quando teve ideia de criar o Fly Kintal?

Sergio Figueiredo: Márcio, e eu quem agradece ai pela oportunidade de dar essa entrevista a você para o Comando Metal Zine, bom a ideia surgiu devido a muitos amigos da época de 1994 ficarem pedindo pra eu fazer um zine, onde eu pudesse mostrar um pouco sobre o cenário underground de Manaus, pois até então sabiam muito pouco daqui. quando foi em outubro/95 eu resolvi colocar então em prática a ideia, a primeira edição saiu em uma única folha de papel oficio dobrada ao meio e contendo apenas colagens de flyers que circulavam nas cartinhas, dai corri e tirei umas xerox e assim começou tudo.



Comando Metal Zine – Porque batizou o Zine com o nome de Fly Kintal?

Sergio - Sei lá, queria algo relacionado a Fly dai pensei em vários nomes, tantas coisas (kkkkkk) ate chegar a Fly Kintal Zine, que na verdade não tem nenhum significado específico, Fly Kintal Zine, significa apenas Fly Kintal Zine e pronto kkkkkkkk

 

Comando Metal Zine – Quais são os requisitos para as bandas, aparecerem nas paginas do Fly KIntal?

Sergio - Bom, os interessados em participar do F.K.Z.  primeiramente tem que fazer contatos comigo e mandarem seus respectivos trabalhos, claro, não apoiamos/toleramos nada que tenha conteúdo  racista, preconceituoso, de resto podem mandarem seus trabalhos que todos serão devidamente resenhados nas edições do zine.



Comando Metal Zine – O formato do Fly Kintal já foi A5 e agora está no formato A4, qual o formato de sua preferencia?

Sergio - Então, ja tivemos algumas mudanças em nosso formato do zine, já formos A5 e hoje adotamos mesmo o formato oficio o A4 que pra mim e o melhor formato, acho mais fácil e mais objetivo na leitura e também na articulação, esse formato já deve ser o nosso quarto que lançamos.

 

Comando Metal Zine – Como funciona a distribuição do Fly KIntal Zine? Existe alguma distribuição no exterior?

Sergio - Sempre tivemos nossa distribuição feita por nos mesmo, nunca chegamos a fechar um esquema de distribuição, não que não fosse de nosso interesse, mas acho que nunca apareceu um convite desses pra gente hehehe!!!! O zine tem um bom alcance, claro que temos nossas limitações  mais sendo que o Brasil e nosso foco principal, mas o zine tem suas edições rolando por alguns países  como: Alemanha, U.S.A., França, Portugal, Uruguai e por ai vai.



Comando Metal Zine – Sergio, você ficou um tempo afastado do comando do Fly Kintal Zine, que ficou nas mãos  do Thony da Underground Brasil Distro...

Sergio - Realmente o Thony  assumiu por algum tempo o comando do F.K.Z. num momento em que eu estava passando por alguns problemas de ordem familiar e devido ao trampo que me sugava bastante, mas o fato de ele ter ficado a frente do zine só fez a alavancar ainda mais o nome do zine, foi através dele que passamos ter mais conhecimentos dentro da cena local, foi dai que começamos a aparecer com nosso logo em alguns cds, foi dai que começamos a sair em cartazes de eventos por aqui e além  de que com ele foram lançadas  grande edições, com um forte conteúdo, grandes entrevistas, bons comentários de cds e de eventos, o zine passou a ter uma boa visibilidade na cena nacional, sou muito agradecido a ele e ele e parte integrante do zine ate hoje e sempre tá colaborando com nossas novas edições.



Comando Metal Zine – Acabou de sair do forno a primeira coletânea do Fly Kintal Zine, como surgiu esse projeto? E as escolhas das bandas?

Sergio - Sim, a ideia de uma compilação do zine já era bem antiga mais nunca dava certo, e a ideia inicial era lançar uma compilação só com bandas de Manaus que era pra gente mostrar as bandas daqui pra outras regiões, mas dai apareceu o Anderson Felis da Retaliação Infernal e deu a ideia de lançarmos  uma compilação  do zine que unisse bandas de Manaus e de Curitiba e eu achei alo muito bom e até de certa forma bem original e dai eu acertei com algumas bandas daqui e ele de lá e assim saiu esse trabalho que tive o apoio da Underground Distro Brasil, Night Terror , Anaites Recs e da banda Evil Syndicate e agora estamos iniciando ai essa divulgação.

 

Comando Metal Zine – Como vem conseguindo manter o Fly Kintal Zine por 19 anos...

Sergio - Então, o zine completa 19 anos de atividade agora em outubro e manter um zine sem patrocínio  e sem apoio de lojas e tal e bem difícil, e coisa pra louco mesmo, tem que amar o que se faz cara se não,  não rola não, pois o cara tira do bolso e não se lucra nada, tem que ter paixão pra esta aqui mesmo, ate pensei em desistir em alguns momentos mais sempre aparecia uma luz ao fim do túnel e a gente ganhava mais um gás pra dar continuidade e aqui estamos.



Comando Metal Zine – Em 2015 o Fly Kintal Zine completará 20 anos, você pensa em fazer alguma comemoração especial?

Sergio - Pois é, vamos completar 20 anos de atividade em 2015, seria incrível  algum tipo de comemoração,  tipo um festival com bandas local e uma atração de fora, mas sei que e complicado e ainda esta muito cedo pra a gente ver isso mais espero que role algo sim.

Modelo da nova camiseta Fly Kintal


Comando Metal Zine – Sei que você também curte bandas de Hardcore...

Sergio - Cara, eu curto bastante coisas dentro e fora do rock, mais curto bastante Hardcore, tanto bandas locais, bandas de outros estados do Brasil como da gringa.





Comando Metal Zine – Você curte algum estilo musical fora do Heavy Metal?

Sergio - E o que te falei na pergunta acima, curto coisas fora do metal, do rock, curto mpb, curto músicas clássicas, músicas indianas, som ambiente, tem muitas coisas boas ai pra se ouvir curto muito música.

Alex do Glaucoma e Sergio Fly Kintal
Comando Metal Zine – A cena de Manaus está bem forte com vários show internacionais, também com várias bandas locais como Brutal Exuberância, Infection, Glaucoma...

Sergio - A cena de Manaus vem crescendo bastante, muitos shows bacanas tanto da gringa quanto nacionais e locais, por aqui tá rolando shows de bandas que eu achei que nunca fosse tocar por aqui como foi o caso do Suicidal Tendencies, saca? E temos as bandas locais as que você  citou ai que fazem seus trabalhos com honestidade e trabalham sério pra que as coisas aconteçam, temos um publico bem numeroso e tem eventos praticamente todos os finais de semana que eu nem fico sabendo, o cenário Green Hell tá num bom momento.

 

Comando Metal Zine – Qual seu álbum de cabeceira que não sai do seu aparelho?

Sergio - Cara, essa pergunta e bem dificil, vou? Tem muitas coisas boas que curto demais e tal, mas pra responder sua pergunta eu curto muito o Heartwork do Carcass, esse álbum e fenomenal, uma obra prima, ouço direto.



Comando Metal Zine – Valeu Sergio Figueiredo !!! Quais planos para o futuro e considerações finais ...

Sergio - Márcio Mota, sinceramente agradeço a você pela real amizade e pela bela entrevista ao Comando Metal Zine, os planos futuros e esse esta sempre lançando edições do Zine e ajudando a promover o cenário Underground Nacional e quem sabe um projeto futuro com o Fly Kintal Zine e o Comando Metal Zine, hein? Valeu meu amigo.

2 comentários:

  1. Sou editor do zine the return ak em uberlandia e gostaria em entrar em contato com voce vou deixar meu contato ludcarlos577@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sergião Fly Kintal, meu brother!!!!
    Parabéns pela atitude e persistência!

    ResponderExcluir