domingo, 25 de fevereiro de 2018

SACRAMENT (MS)





Banda percursora no Metal Sul-matogrossense que teve atividades no final dos anos 80 e começo dos anos 90, lançando a demo Need To Live a Lie, a banda era formada por Mauricio Baixo e Vocal, Mario Guitarra, Abbadon Guitarra   e Eddie Anderson Fernandes com quem conversamos.

Comando Metal Zine – Como tiveram a ideia e quando o Sacrament foi fundada?
Eddie Anderson Fernandes - O Inicio do Sacrament surgiu com a banda Necroterium, final dos 80.

Comando Metal Zine – Como era a cena do Mato Grosso do Sul nos anos 90?
Eddie - Nos anos 80, tinha o Necroterium, Alta Tensão, Curto Circuito, no inicio dos anos 90 Sacrament, Krematorium, No Name entre outras, a cena era bem escassa.
Cartaz show 1989 Necroterium


Comando Metal Zine – Como foi gravar a demo “ Need To Live a Lie...
Eddie - Foi uma experiência legal, o resultado foi surpreendedor para todos.

Comando Metal Zine – Need To Live a Lie foi gravada em 1990 como foi a receptividade na época?
Eddie - Tivemos boas receptividade por parte de revista Rock Brigade, Fanzines da época e até revistas  e zines do exterior, mandamos nossa demo tape na Galeria do Rock em SP.

Rock Brigade nº 53



Comando Metal Zine - Na época do lançamento do trabalho do Sacrament, vocês conseguiram fazer muitos shows? Somente em Campo Grande ou tocaram em outros lugares? 
Eddie - Fizemos vários shows, mas somente em Campo Grande-MS. Na época do Sacrament, a cena metal era muito escassa na capital e interior do estado, por isso não tivemos a oportunidade de tocar em outras cidades do MS. Às vezes em nossos shows encontrávamos headbangers do interior do estado, o que ficávamos muito lisonjeados com isso. Gente de Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e até de Cuiabá MT.

Comando Metal Zine - No repertório do Sacrament, além de tocar as músicas da demo de vocês, tocavam algum cover?
Eddie - A nossa proposta sempre foi tocar as nossas próprias músicas, às vezes tocávamos Black Sabbath, Metal Church, Metallica, Queen entre outros mais pra prestar homenagem às bandas que curtiamos. Vale lembrar que o público dessa época dava valor às bandas com material próprio. Hoje está muito mais fácil adquirir instrumentos musicais, YouTube, Internet, whatsup, antes as bandas faziam acontecer  sem nada disso, era muito legal trocar fitas cassetes com outras bandas de outros estados.

Comando Metal Zine – Já pensaram em relançar o trabalho Need To live a Lie?
Eddie - Sim. Já tentamos nos reunir novamente, porém não obtivemos sucesso .

Comando Metal Zine – Depois que o Sacrament acabou você não quiz montar outras bandas?
Eddie – Eu montei o Criminal Abstract com o Neylor (Stone Crow) início dos anos 2000.

Comando Metal Zine - Quais suas referências na bateria?
Eddie -Na época foram Bill Ward, Lars Ulrich, Paul Bostaph, Reed Saint Mark e Igor Cavalera.
Eddie anos 90

Comando Metal Zine – E hoje?
Eddie - Hoje escuto muita coisa dentro e fora do Heavy Metal, bateristas como: Mike Portnoy, Neil Peart, Mark Zonder, Bateristas de Rock progressivo, bateristas de Jazz fusion Rock, hoje curto muito os atuais bateristas de Death Metal tocando blast beats, escuto muita coisa diferente, mas sempre no contexto Rock. Não consigo escutar coisas fora do Rock.

Comando Metal Zine - Qual seu disco ou Cd de cabeceira?
Eddie - Pra mim não tenho um disco de cabeceira, hoje escutei Dream Theater e Trouble, ontem Fates Warning, The Police e Black Sabbath. Eu vou dando uma olhada nos meus CDs e acho algo para ouvir, às vezes vejo alguma coisa nova na Internet.
 
Comando Metal Zine – O que você acha das Bandas atuais do cenário Sul-matogrossense, você gosta de alguma em especial?
Eddie - Pra falar a verdade eu tô por fora da atual cena metal tanto sul matogrossense , mas sei de algumas bandas muito boas, com material próprio que estão na luta para conseguir um CD, shows no eixo Rio/ São Paulo. Ainda existe a mentalidade de que banda cover que é legal, infelizmente.

Comando Metal Zine – Você tem contato com os integrantes do Sacrament?
Eddie – Sim.

Comando Metal Zine – Eles continuam no meio musical?
Eddie - Infelizmente não.
  
Eddie Anderson em 2018


Comando Metal Zine - Quero agradecer muito pela entrevista. Considerações finais...
Eddie – Muito obrigado pela oportunidade de fazer essa entrevista. Agradeço pela consideração, pois são poucos os que dão valor bandas de metal locais. Acredito que o Metal Sulmatogrossense estaria melhor se houvesse mais união entre as Bandas e se o público desse mais apoio como, ir aos shows, comprar cds e camisetas. Me orgulho de ter feito parte das bandas Necroterium e Sacrament que deram o pontapé inicial para o início de bandas Death/Thrash aqui no MS, espero ter ajudado no desenvolvimento do metal por aqui, tanto eu e meus amigos de banda e todas as pessoas envolvidas diretamente e indiretamente na cena metal no final dos anos 80 e início dos anos 90, muito obrigado.

4 comentários:

  1. Que massa, vi fotos do meu esposo que não conhecia, valeu a matéria!

    ResponderExcluir
  2. Eu cheguei a ir em alguns shows do sacrament nos anos 80 e 90.
    O som era phodastico e havia ja uma garotada headbanger na ativa.

    ResponderExcluir