terça-feira, 23 de outubro de 2012

The Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced ( 1967)



Alysson Dinno Discos - baixista, vocalista, musicoolatra e fazedor de ruídos  Integrante das bandas DxDxOx , Repúdio CxGx, projetos Demonterror e Livre? , videomaker marginal.  Nas horas vagas trabalha como discotecário.  - Contato facebook: Alysson Dinno Discos.



Vamos lá, demorei pra fazer essa resenha porque tenho dificuldade de definir uma banda como predileta,  ou apenas um gênero que eu seja adepto... O meu gosto varia do delta blues ao grindcore/crust, então passou pela minha cabeça resenhar Ramones, Discharge, Ratos De Porão, ROT e até  Muddy Walter e Chuck Berry...Foi ae que cheguei em uma conclusão. Por que não uma das figuras pioneiras do rock pesado?
Album Are You Experienced ( 1967), da banda The Jimi Hendrix Experience que atuou de 1967 a 1970 , liderada pelo gênio Johnny Allen Hendrix, o James Marshel  Jimi Hendrix na guitarra e vocal, e inicialmente acompanhada dos ilustres e também geniais baixista  Noel Redding que na verdade era um guitarrista agressivo e super criativo assumindo as cordas graves, e o baterista  maluco Mitch Mitchell, sendo esses dois últimos ingleses usadores de black power e Hendrix norte americano negro descendente de apaches buscando oportunidade na terra da Rainha, ja que em seu pais de origem, mesmo em guerra pela democracia ... bom, ae é outro assunto.
Esse disco existe duas versões, a versão Inglesa preferida da maior parte dos fans, e a Americana  que infelizmente não vem com a enebriante faixa  "Red House", mas ja nos enlouquece com "Purple Haze", que é "leitura obrigatória" do rock n roll eletrificado/ hard rock, Hendrix nessa faixa usa sua Fender stratocaster, a sua principal companheira, a hipnotizante voz, suas mãos grandes, sex appel e é claro, distorções... James Marshel  também  não seria o mesmo sem a super banda que o acompanha nesse registro, pois a bateria faz viradas incríveis com improvisos notáveis e o baixo levemente saturado é o responsável por todo balanço e um perfeito link entre todos outros elementos da banda. Portanto vamos falar mais da versão norte americana do álbum, que na sequencia já somos tomados de assalto por "Manic Depression", é aquele som que você pode fechar seus olhos pois  a musica tem movimento, a bateria é jazz, a voz é blues e a guitarra...até então era algo que não existia, todo som desenhado riff apos riff, notas apos notas, entra o solo, é uma maravilha, acaba o solo e volta aos riifs principais, e você não sabe qual é o melhor de tudo. Transgressor apenas com seu som, assim eu defino essa banda... Terceira faixa, "Hey Joe", velha conhecida de todo rockeiro que faz a lição de casa, estava nessa Hendrix dando um basta em letras inocentes de bom moço, e abortando aquilo que muitos outros rockeiros escreveria com mais frequência.. Amor, ódio, obsessão,  politica, a difícil relação humana, poder, crueldade...Tem tudo nessa musica, sobre o som, segue o mesmo trabalho impecável desse power trio, que veja bem, não é fácil achar outro igual, os backing vocais nessa faixa causam uma ambientação marcante, confirmando que a canção não é um clássico do rock atoa.
Mano, não vou ficar falando de faixa por faixa, até porque acho bom você ir em busca e ter a sua própria conclusão... Vou pular logo para algumas faixas que me chamam a atenção, uma delas é "Fire", totalmente moderna, a frente de seu tempo, e ainda afrente de muitas outras coisas que existem  hoje.  "Are You Experienced?" e "Foxy Lady" são também duas faixas em que demonstram absoluto controle de Hendrix sobre a microfonia e o peso, aproveitando da melodia ao ruido e transformando tudo em rock, seu incrível dedilhado, solos e distorções desenvolvidas e dadas de presente para os sucessores do rock pesado, e muito vibrado, já ia me esquecendo desse, o vibrato que era outro grande trunfo de Hendrix,  todos impecáveis.
Confesso que não ouço muito rock psicodélico  minha pegada mesmo é o blues antigo e o rock agressivo e selvagem, logo, você  encontra de sobra esses ingredientes nas faixas do álbum Are You Experienced, alem de sensualidade que faz bem para todo mundo , e muito ritmo. Hendrix é sem duvida o melhor guitarrista com noções de ritmo e tempo que ja existiu. As raízes da musica ocidental se encontra ali, e o destino do rock pesado também.
Pra finalizar  sobre a sonoridade que  a The Jimi Hendrix Expericed  nos proporcionou.  Na minha visão e de outros críticos e apreciadores de rock n roll pelo mundo, algumas composições de Hendrix, suas técnicas de um modo geral, unido a performance de Noel Redding  e Mitch Mitchell, não devem em nada para Led Zeppelin e Black Sabath, e podem ser considerados também os pioneiros do heavy metal e tudo mais que é correlacionado a musica pesada e agressiva que veio depois.  Hendrix  e Redding foram responsáveis no desenvolvimento dos amplificadores Marshel,  exploravam como ninguém os agudos e ganhos, os dois estavam sempre querendo tocar mais alto,  sempre  inquietos com a falta de potencia do cabeçotes da época,  os fabricantes ficavam na cola da banda  para que ela não trocassem de fornecedor,  os integrantes da Jimi Hendrix Experienced  e uma equipe de engenheiros de som tanto da banda quanto do fabricante da Marshel, personalizavam os valvulados e assim deixaram os amplificadores mais potentes que os da fabrica, varias pessoas e fãs desenvolviam pedais de efeitos, distorção e wah wah para que os dois continuassem seu trabalho de proporcionar mais fúria ao rock. Todas as guitarras de Hendrix eram reguladas e customizadas por ele mesmo.  Dente , linguá, destruição no palco e querosene na amada guitarra, FOGO! completam o cardápio desses endiabrados libertinos. Fica a dica para os amigxs rockeirxs, punk ou banger , e posso garantir, não é preciso de LSD pra admirar essa peça VITAL DO ROCK N ROLL. Esteja Underground, se assim desejar, pois The Jimi Hendrix Experience em sua formação inicial também foi...Aquele abrax

Versão dos Estados Unidos
"Purple Haze" - 2:51
"Manic Depression" - 3:42
"Hey Joe" (Billy Roberts) - 3:30
"Love Or Confusion" - 3:11
"May This Be Love" - 3:11
"I Don't Live Today" - 3:55
"The Wind Cries Mary" - 3:20
"Fire" - 2:43
"Third Stone From The Sun" - 6:44
"Foxy Lady" - 3:19
"Are You Experienced?" - 4:16


Versão do Reino Unido
"Foxy Lady" - 3:19
"Manic Depression" - 3:42
"Red House" - 3:42
"Can You See Me" - 2:33
"Love Or Confusion" - 3:11
"I Don't Live Today" - 3:55
"May This Be Love" - 3:11
"Fire" - 2:43
"Third Stone From The Sun" - 6:44
"Remember" - 2:48
"Are You Experienced?" - 4:14


faixas bonus lançamentos posteriores nas duas versões.
"Stone Free"
"51st Aniversary"
"Highway Chile"
"Can You See Me"
"Remember"
"Red House"
"Hey Joe"
"The Wind Cries Mary"

Nenhum comentário:

Postar um comentário